KAYAKdeMARpt

kayak de mar - Portugal
Data/Hora: terça ago 21, 2018 11:07 pm

Hora +01:00 Europa/Lisbon

Regras do Fórum

Tiderace Sea Kayaks http://tideraceseakayaks.co.uk/
Hartness Road
Gilwilly Industrial Estate
Penrith
Cumbria
UK
CA11 9BD
All Enquiries:
tel: +44 (0) 1768 840179
fax: +44 (0) 1768 840157
info@tideraceseakayaks.co.uk

Representante
Nordeskayak
E-mail: administracion@nordeskayak.com
Fax: 986 300158
Teléfono: 986 304055 (contestador)
Apartado de Correos nº 53. 36940 Cangas. Pontevedra. España.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Xcite
MensagemEnviado: quarta ago 22, 2012 9:11 am 
Desligado
Site Admin

Registado: domingo mar 01, 2009 9:58 am
Imagem

Ficha Técnica

Assunto da Mensagem: Re: Xcite
MensagemEnviado: segunda ago 27, 2012 9:32 am 
Desligado
Moderador

Registado: quinta fev 26, 2009 8:48 pm
Pontos Fortes:
- Comportamento dinâmico na onda, vaga e surf excelentes.
- Estabilidade primária e secundaria: Muito boas
- Compartimentos estanques: Realmente estanques
- Dayhath fibrado e sem interferir com as pernas
- Boa posição de remada e poço permitindo apoio de joelhos e pernas correctos.
- Conforto acima da média
- Acessórios patilhão, linhas de vida, pegas encosto etc muito bons
- Manobrabilidade: Excelente
- Qualidade de construção como referência

Pontos Fracos:
- Velocidade de cruzeiro baixa
- Pouca direcionalidade
- Pouca capacidade de carga e acessos, limitando a viagens de mais que um dia
- Preço
- Peso

Opinião
Foi através deste modelo que eu tomei o primeiro contacto com este fabricante de kayaks. O primeiro comentário que me lembro de ter feito foi - ora aqui está um kayak de desenho tipicamente britânico - e realmente o desenho do kayak segue em todos os aspectos a tradição dos kayak do Reino de Sua Majestade.

Desenhado, para ter um desempenho acrescido em águas difíceis mas sem descurar a função de kayak de turismo (segundo o fabricante), faz com que tenha um comprimento total dentro da média, e um rocker acentuado. A capacidade de carga fica um pouco abaixo das expectativas, principalmente os acessos aos compartimentos de carga, o que o limita em termos de autonomia a suposta função de kayak de turismo.
Em suma estamos perante uma embarcação idealizada para saídas difíceis de um dia ou para ir fazer uma surfadas ao largo, mas muito eficaz nessas funções.

Relativamente à qualidade de construção, eu não tenho palavras. Simplesmente soberbo. Todos os pormenores por mais insignificantes, foram pensados ( e bem pensados ), desde a qualidade e características das malhas, resinas e restante material incluindo os acessórios, até à atenção no revestimento interno do cockbit a espuma, bandas refletoras embutidas no gelcoat, o melhor desenho de cockbit em termos de ergonomia, tudo está a um nível muito superior a qualquer kayak que eu tenha visto no passado.
O conforto é irrepreensível , com a assento revestido a espuma, com várias regulações e excelente apoio de costas,muito idêntico aos point65.
Afinal, os compartimentos chamados de estanques nos kayaks, até conseguem ser estanques (digo, mesmo sem humidade), contrariamente à informação disponibilizada por outros fabricantes.

Dinamicamente, este kayak apresenta algumas surpresas. A primeira a saltar foi a estabilidade dele, e a facilidade que se tem em cantear. Com os seus 54 cm de largo, estava à espera de algum nervosismo que me obrigasse a fazer algum apoio mais radical, pelo menos em comparação com outros kayaks de 55cm de largo que eu tenho. É incrível a confiança que transmite nos canteos conseguindo grandes angulações, em grande parte devido ao extraordinário desenho do cockbit que tem, onde vamos encaixados que nem uma luva, mas que nos permite uma excelente liberdade de movimentos. Mudar de rumo é muito fácil, pois tem um poder de manobra muito grande. Esquimotar é muito fácil.
Em termos de velocidade, aquele parâmetro geralmente muito importante para muitas pessoas, bom neste aspecto facilmente se encontra no mercado kayaks bem mais rápidos, e sem se perder muito tempo à procura.
Saídas de expedições, ou mais que um dia, vão acabar por ser cansativas, pois para manter o rumo, este kayak precisa de correções constantes e o uso do patilhão acaba por ser obrigatório.

Talvez o que eu menos gostei, acaba por ser aquilo que penso ser o mais importante: O preço. Exageradamente exorbitante, mesmo na opção mais básica, onde acredito que uma grande fatia vai para o nome da marca.

Em resumo, este kayak vem subir em muito a fasquia da qualidade de construção tornando-se a referência, assim como em ergonomia. Dinamicamente excelente, cumprindo muito bem as funções para que foi pensado.

A zona de teste foi na ria de Vigo entre a praia de Limens e cabo Home. Não havia vento (pelo menos o suficiente) para se poder analisar de forma correcta a sensibilidade deste kayak.

Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora +01:00 Europa/Lisbon

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited